domingo, 29 de maio de 2011

Bitoque sem Toque


Se gosta de Bitoque, essa grande instituição portuguesa do Bife com Ovo a Cavalo e com batatas fritas, arroz e salada, gostaria de certeza de saber a origem do seu nome. A mesma perde-se na bruma dos tempos.
Citando o Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa, pensa-se que seja uma evolução do francês Bistec ou do Inglês Beefsteak.

Fala-se no norte de um Galego chamado Bitoque que os preparava com mestria e com as aparas dos bitoques deu origem ao "prego".Mas essa parece-nos uma justificação fantasiosa.

Há ainda quem refira ser o Bitoque nada mais do que a alcunha de um criado do Zé dos Patacos, antiga casa de pasto situada onde é hoje a Praça do Chile em Lisboa,onde iam personagens célebres como Eça de Queirós e Fialho de Almeida, famoso por ser bronco e que o nome do bife teria sido em honra da sua alcunha.

A nós parece-nos mesmo ser uma derivação do bistec.
Mas já tivemos muita conversa.Quando vier ao Dom Tacho vamos mostrar-lhe como se faz um bom bitoque, com molho sápido e espesso, um ovo de galinha honesta a cavalo, belas batatas e todos os mastigantes como se dizia no antigamente. Já tem água na boca ? Se não tem, devia ter :)

domingo, 8 de maio de 2011

Bife raspado à dom Tacho


o Bife raspado à dom Tacho é o nome antigo do bife hamburguês a que hoje os lusitanos adeptos do fast-food chamam hamburguer.Depois da francesinha tipicamente do norte com produtos frescos, molho directamente do norte, passamos a um típico e delicioso produto dos cafés lisboetas dos anos setenta do século passado.Quem não se lembra do combinado?


Um saboroso hambuguer, bem feito, temperado e bem acompanhado no prato a preços de antigamente:se a troika do FMI quisesse um hamburguer seria sem dúvida este.Com ovo a cavalo ou sem ? Isso o cliente é que decide.
Bife raspado, sempre..hamburgueres..não tem nada a ver.Bife raspado...é no DOM TACHO

Bom apetite e até breve.