quarta-feira, 23 de março de 2011

Vai um fino ?


Dizer "quero um fino" denuncia uma pessoa do Norte, como Imperial o faz a um natural do Sul.O segredo está na temperatura da cerveja, na inclinação do copo, na força exercida e no feeling que somente se aprende com anos de prática.

Sabe qual a origem da palavra fino ?
A explicação está no livro "Boémia Coimbrã" de Nicolau da Costa, que a atribui a Antonio"toninho" Saraiva que reclamava ter-se curado da tísica à conta de beber cerveja e que passamos a citar:

...Dessa convivência diária com a cerveja, resultou que o Toninho ficou perito. E ficas a partir de agora ciente de uma verdade incontroversa, caro leitor: Quando hoje te sentas a uma mesa e displicentemente, por hábito, pedes um "fino", estás, sem o saberes, a seguir as indicações técnicas do Toninho. Sim, senhor! A classificação de "fino" começou quando o Toninho exigia que lhe servissem em copo de vidro fino, como ele apreciava. Exigia-se de início: "Um copo de cerveja de vidro fino!". Depois pedia-se "Um copo fino". Hoje generaliza-se e pede-se "Um fino!".

2 comentários:

JMM disse...

Confirmo a história. Sou filho do Toninho Saraiva (1927-92), boémio coimbrinha; chamavam-lhe "faquir" tal a quantidade de finos que "engolia".
Abraço
JMSM

Manuel Cabral disse...

Obrigado Toninho! Digam lá se não é uma maravilha!